segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Dificuldades com a matemática

DIFICULDADES  COM A MATEMÁTICA
Sylvia Maria
   

    Muito me angustia perceber a grande dificuldade que a maioria dos alunos tem com a matemática, independentemente do ano, que o aluno esteja cursando. O grande nó da matemática já começa na iniciação do ensino fundamental. Por ser  ciência exata,  as barreiras deveriam ser quebradas com a descoberta lógica dos desafios propostos em sala de aula, com uma visão facilitadora dos professores, dando ferramentas para o aluno pensar e descobrir com clareza, fazendo uso de materiais concretos principalmente neste primeiro momento.
Mas como fazer isso?!?!
Ensinar matemática é tão complexo, porque há uma carga de tabus e medos que o aluno assim que fica sabendo que vai para o ensino fundamental  toma conhecimento, que já quebra toda a expectativa de “gostar” da disciplina.
Um desafio enorme, pois  os professores primeiramente tem  que quebrar este s tabus ... POUCOS CONSEGUEM...Ou poucos querem...
A matemática  exige muita concentração e atenção e na faixa etária dos alunos de 6, 7 anos ,onde  há os primeiros contatos com ela, dificilmente se consegue um desligamento do mundo exterior para entrarem na maravilha que é  o mundo matemático.
Sim é um mundo maravilhoso, porém  precisa  ter  domínio  sobre alguns fatores que irão facilitar tais descobertas.
A matemática, como toda as outras disciplinas, veem sofrendo várias mudanças no decorrer dos anos, algumas boas, outras nem tanto...
O professor, acaba sendo desafiado a ensinar matemática, numa sala de aula onde existem poucos recursos, muitos fatores contraditórios e principalmente falta de motivação de ambas as partes...professor e aluno.
Quando a matemática for vista como descoberta, os alunos dominarem os primeiros conceitos, adição, subtração, multiplicação e divisão, aí sim....haverá plena consciência de que a matemática é uma ciência exata e fácil de ser dominada.
Só gostamos daquilo que conhecemos e só podemos conhecer a matemática através de todo este domínio.
Uma das questões então é:

A tabuada deve ser entendida ou memorizada? Discutindo um velho dilema da matemática

Na escola de alguns anos atrás, saber a tabuada "na ponta da língua" era ponto de honra para alunos e professores. Poucos educadores ousavam pôr em dúvida a necessidade desta mecanização.
Na década de 60, porém, veio a Matemática Moderna e com ela algumas tentativas de mudanças aconteceram. Não vamos discutir aqui as características deste movimento, mas, dentre seus aspectos positivos, destacava-se a necessidade da aprendizagem com compreensão.

Com isso, vieram as críticas ao ensino tradicional, entre elas a mecanização da tabuada. Assim, diversas escolas aboliram a memorização da mesma. O professor que obrigasse seus alunos a decorar a tabuada era, muitas vezes, considerado retrógrado.
O argumento usado, contrário à memorização, era basicamente que não se deve obrigar o aluno a decorar a tabuada, mas sim, criar condições para que ele a compreenda. Os defensores dessa nova tendência alegavam que, se o aluno entendesse o significado de multiplicações como 2 x 2, 3 x 8, 5 x 7, etc., quando precisasse, saberia chegar ao resultado.
Alguns professores rebatiam esta afirmação alegando que, sem saber a tabuada de cor, o aluno não poderia realizar multiplicações e divisões. Hoje, ainda, essa discussão está presente entre nós. Porém, apesar das divergências, uma opinião é unânime: deve-se condenar a mecanização pura e simples da tabuada.
Compreender é fundamental. É inconcebível exigir que os alunos recitem: "duas vezes um, dois; duas vezes dois, quatro;...", sem que tenham entendido o significado do que estão dizendo. Na multiplicação, bem como em todas as outras operações, a noção de número e o sistema de numeração decimal, precisam ser construídos e compreendidos.

Memorizar ou entender? Que tal utilizar as duas ações?
Esta construção é o resultado de um trabalho mental por parte do aluno. O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de fatos, como por exemplo: 
3 x 1 = 3, 3 x 2 = 6, 3 x 3 = 9, etc.
 
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de
 fatos fundamentais da multiplicação. Trabalhando com materiais concretos como papel quadriculado, tampinha de garrafa, palitos, explorando jogos e situações diversas, como quantos alunos serão necessários para formar 2 times de futebol, os alunos poderão, aos poucos, construir e registrar os fatos fundamentais que compõem a tabuada.
Proponha aos alunos que descubram quanto dá, por exemplo, 8 x 3. Desenvolva com eles quais são as formas que podem levá-los a encontrar a solução para esta situação. Eles podem obter este resultado através de adições sucessivas:


Mas podem também obter 8 x 3 de outro modo. Como 8 = 5 + 3, podem perceber que:
8 x 3 = 5 x 3 + 3 x 3
Faça-os entender que a multiplicação agiliza o processo de adição e que se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao resolver as operações. Uma vez compreendidos os fatos fundamentais, eles devem ser, aos poucos, memorizados. Para isso, devem-se utilizar jogos variados. Como por exemplo, bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a memorização da tabuada.
A necessidade da memorização justifica-se. A fixação da mesma é importante para que o aluno compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Na exploração de novas idéias matemáticas (frações, geometria, múltiplos, divisores etc), a multiplicação aparecerá com freqüência. Se o aluno não tiver memorizado os fatos fundamentais, a cada momento ele perderá tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas idéias que estão sendo trabalhadas.
Respondendo então a pergunta que dá título a esta leitura, devemos dizer que o aluno não deve memorizar mecanicamente a tabuada, mas que a memorização é importante sim. Insisto, porém, que esta memorização deve ser precedida pela compreensão. A ênfase do trabalho deve ser posta na construção dos conceitos. A preocupação com a memorização não deve ser obsessiva nem exagerada.

Assim, vamos repensando principalmente a matemática, sendo que iremos dar continuidade a esta questão nos próximos dias.

Espero que vocês gostem!!!!

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