Alfabetização - Como, onde e quando começar?
Quando me propus a falar sobre alfabetização mergulhei num vasto campo que me realiza muito e assim tive que definir tópicos,traçar metas e dividir em vários post.
Este portanto será o primeiro assunto.
Ao contrário do que muitos pensam ,a alfabetização não acontece quando a criança vai para o primeiro ano na escola.Alfabetização é um processo muito mais complexo e acontece em casa. Não se assustem!!! É isto mesmo!
Quando a criança vai para a escola, ela é apenas formalizada e concluída.
E também, não é assunto só para quando a criança completa seis anos de idade.A alfabetização começa muito antes disto. Certamente não se pode definir com exatidão esta idade, mas aproximadamente aos três anos deve-se iniciar a alfabetização.
Se você tem filho, neto,sobrinho com três anos, não deixe passar esta oportunidade de promover todo este processo de alfabetização com ele.
É complicado dizermos que "tal" professora alfabetizou a criança. A professora ensinou o aluno a decodificar e decifrar o alfabeto... ensinou a conhecer as letras, juntar as sílabas,formar os sons para que ele consiga ler e escrever as palavras.
A professora ensinará a parte mecânica... o que é bem complexo!
Cada aluno tem seu tempo,seu limite, suas diferenças, seu ritmo, enfim cada um dos alunos de uma sala de alfabetização,que às vezes tem quinze a vinte alunos, exige um cuidado e atenção especiais,neste processo de mecanização.
A alfabetização completa precisa de muito mais que a escola oferece.... ela necessita de construção durante muito tempo...
Mas, enfim.... O QUE É ALFABETIZAÇÃO?
A alfabetização é um processo de compreensão do alfabeto e de sua utilização na escrita, como forma de comunicação. É o processo da escrita, leitura e acima de tudo interpretação.
Mais do que ler e escrever, uma pessoa é plenamente alfabetizada quando consegue escrever bem, entender e interpretar corretamente o que leu ou ouviu - um recado por exemplo.
Por isso podemos afirmar que a alfabetização termina quando chega-se a faculdade, pois é principalmente lá que as pessoas precisam e necessitam fazer uso de toda esta capacidade.
Por isso podemos afirmar que a alfabetização termina quando chega-se a faculdade, pois é principalmente lá que as pessoas precisam e necessitam fazer uso de toda esta capacidade.
Alfabetização, é portanto uma construção permanente, que dura quase a vida toda.
Quando a criança chega ao primeiro ano, ela já leva consigo uma enorme bagagem de conhecimento; o trabalho do professor é ordená-los,formalizando assim o processo.Quando o aluno termina o primeiro ano,sabendo ler e escrever, ele venceu a primeira etapa de uma longa caminhada para a totalização da alfabetização escolar.
Quando a criança chega ao primeiro ano, ela já leva consigo uma enorme bagagem de conhecimento; o trabalho do professor é ordená-los,formalizando assim o processo.Quando o aluno termina o primeiro ano,sabendo ler e escrever, ele venceu a primeira etapa de uma longa caminhada para a totalização da alfabetização escolar.
Mas, se a alfabetização começa em casa, como exatamente ela acontece?
Ela irá acontecer quando?
1º - Quando você ler ou contar para a criança uma história infantil.
O"simples" ato de ler uma historia infantil antes de dormir, por exemplo,tem um valor tão grande no contexto da alfabetização desta criança, que se todos os pais tivessem conhecimento disso, leriam todos os dias ou contariam pelo menos uma história por dia para seus filhos.
2º - Quando a criança conversa e se comunica com outras pessoas.
Estimule a criança a falar, se expressar, contar o que sente, o que faz.
Jamais interrompa quando ela estiver tentando contar alguma coisa, nem mesmo para corrigi-la.
Apenas escute e responda se ela perguntar.Estimule sempre a criança a falar.Propicie uma vida social a ela, para que possa conversar com o máximo de pessoas e essencialmente saber ouvir , mesmo que sejam outras crianças.Uma boa conversa com os pais, avós, tios, são momentos ricos de aprendizagem.A criança observa como os adultos se expressam como elaboram frases,os pensamente e isso servirá de modelo para esta criança.Por isso a necessidade de falar corretamente com as crianças.
3º - Quando a criança identifica placas, símbolos e marcas.
Toda criança adora Mac Donalds.Quando ela olha o símbolo e o reconhece, já sabe disser o que é,ela está dando os primeiros passos da alfabetização, reconhecendo símbolos a serem decodificados.Para criança entender o que é símbolo, ela precisa ter previamente este conhecimento, isto acontece no dia à dia.Estimule quando a criança ver um outdoor na rua com uma marca conhecida,deixe-a falar o que ela sabe daquela marca,interrogue-a, estimulando seu raciocínio e sua comunicação.
Use também encartes de lojas,revistas,embalagens,rótulos, livros e peça a ela que diga que símbolos são aqueles. Onde são usados.. para que servem....
A alfabetização é um processo natural, não é algo que precise forçar.Não queira alfabetizar a criança fora do seu tempo.Ele não se transformará em nenhum gênio, pelo contrário, poderá fazer mal à ela.
Crianças precisam de tempo para elas. Tempo de brincar.De brincar muito!
Brincar faz parte da alfabetização.Quando ela for para o primeiro ano, terá uma nova rotina,atividades na escola e em casa, portanto não se esqueça de respeitar o tempo dela, cercando-a de livros,propiciando um ambiente comunicativo, saudável e com certeza, os resultados serão muito gratificantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário