quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como memorizar a tabuada rapidamente

Como memorizar a tabuada rapidamente
Escrito por Maggie Whitcomb | Traduzido por André Schwarz






 Usar rimas e aliterações pode ajudar a se lembrar das multiplicações com fatores mais altos

Há vários truques capazes de ajudar os estudantes a memorizar as tabuadas. A do 6, 7, 8 e 9, as mais altas, são geralmente as mais difíceis de se lembrar porque não tem a ver com conceitos elementares simples, duplicação de um dos dígitos ou a conta de 5 em 5. A memorização por meio de cartas com contas pode ser bastante eficiente para aprender a tabuada, mas algumas contas podem ser difíceis de ser relembradas a longo prazo. Truqes como rimas e contar pelos dedos pode ajudar na memorização.


Rimas e mnemônica
Há vários tipos de rimas que podem ajudar os alunos a aprender as contas com fatores mais altos. A aliteração em 6 x 6 = 36, por exemplo, facilita bastante o aprendizado. Uma maneira simples de se fixar o 7 x 8 é por meio da fala "5, 6, 7, 8: 56 são sete oitos".


Com os dedos
Para se lembrar da tabuada do 9, os alunos podem tentar utilizar seus dedos. Para resolver 9 x 8, por exemplo, pode-se esticar as mãos à sua frente, mantando as palmas em direção oposta à docorpo. Começe contando a partir do dedo mínimo da mão esquerda, contabilizando oito dedos. A conta irá terminar no dedo médio da mão direita. Contraia esse dedo e conte o número de dedos que ficaram à esquerda dele. Nesse caso, haverá sete, que será o dígito das dezenas. A quantidade de dedos à direita, dois, formará o número das unidades. Nesse caso, portanto, 8 x 9 é igual a 72. Esse método funciona para todos os fatores do 9, até o 10.


Cartas
As cartas são tradicionais ferramentas para memorizar a tabuada. Nosso cérebro responde bem a informações recebidas, em pequenos grupos, em curto espaço de tempo. Ao praticar os fatores mais altos, foque apenas nas contas que deseja memorizar. Destaque essas cartas com cores brilhantes para que seu cérebro faça uma imagem mental relacionada a cada multiplicação. Pratique por curtos períodos de tempo -- de 5 a 10 minutos diários.

Dicas
Todos os produtos da tabuada do 9 contêm algarismos cuja soma é o próprio 9. 7 x 9 = 63, por exemplo, e 6 + 3 = 9. Conforme os fatores vão aumentando, vai-se adicionando um ao algarismo das dezenas e subtraindo um do das unidades. Se você sabe que 5 x 9 = 45, por exemplo, saberá que 6 x 9 = 54 ao adicionar um ao quatro e ao subtrair um do cinco. Se um aluno souber a tabuada do quatro, ficará mais fácil aprender a do 8 por meio da duplicação. 4 x 4, por exemplo, é 16. Para resolver 8 x 4, basta duplicar o 16 e obter o 32.




Nenhum comentário:

Postar um comentário